Logo Recopeças

Entenda o conceito de manutenção preventiva, corretiva e preditiva

Entenda o conceito de manutenção preventiva, corretiva e preditiva

Quando o assunto é gestão de equipamentos e maquinários industriais ou agrícolas, a manutenção tem um grande papel. Se você não tomar alguns cuidados com as máquinas, a produção pode ser interrompida a qualquer momento. Por isso é muito importante entender o conceito de manutenção preventiva, corretiva e preditiva.

Esses três tipos de manutenções ajudam a manter o bom funcionamento dos equipamentos. Aqui, o principal objetivo de cada um é evitar falhas, corrigir problemas que já existem e prever eventuais falhas no futuro. 

Neste artigo, a Recopeças explicará tudo sobre a manutenção preventiva, corretiva e preditiva, e em que momentos são mais indicadas. Continue a leitura!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva consiste em uma série de ações planejadas e regulares que têm como objetivo minimizar a possibilidade de falhas e prolongar a vida útil dos maquinários. 

Este tipo de manutenção é programada com base em intervalos específicos de tempo ou utilização, como horas de operação, ciclos de produção, entre outros.

A manutenção preventiva é fundamental para evitar interrupções inesperadas no funcionamento dos equipamentos. Com uma boa prática de prevenção na indústria, você consegue reduzir o tempo de parada dos maquinários e ter um ambiente de trabalho mais seguro. 

Outro ponto é que este tipo de manutenção também melhora o desempenho dos ativos, já que as intervenções programadas previnem desgastes que poderiam comprometer a produtividade.

Os benefícios da manutenção preventiva

  • Diminuição do tempo de maquinários parados inesperadamente;
  • Vida útil prolongada dos equipamentos;
  • Aumento da produtividade e da segurança do trabalho.

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é feita quando um problema já aconteceu, ou seja, ela é útil para corrigir falhas nos equipamentos e voltá-los a funcionar. 

É um tipo de manutenção que muitas vezes é realizada de maneira emergencial, principalmente para lidar com uma falha que não poderia ser prevista ou que não foi identificada a tempo pela manutenção preventiva.

É comum que a manutenção corretiva seja associada a altos custos, pois tem a ver com longas interrupções na produção. Embora seja uma solução indispensável para emergências, a correção das falhas não substitui a importância de outras manutenções planejadas. 

A manutenção preventiva, corretiva e preditiva devem trabalhar juntas para que todos os ativos estejam funcionando na operação.

Tipos de manutenção corretiva:

  • Corretiva planejada: realizada em falhas previsíveis e programadas para um momento conveniente;
  • Corretiva emergencial: necessária para lidar com falhas inesperadas e que comprometem a produção imediatamente.

O que é manutenção preditiva?

Já a manutenção preditiva tem o objetivo de monitorar constantemente as condições dos maquinários. Aqui, o profissional responsável pela manutenção utiliza dados e técnicas de análise para prever quando uma falha tem chance de ocorrer.

Esse tipo de manutenção depende do uso de tecnologias como sensores, análise de vibração, termografia e outras técnicas que fazem o acompanhamento do estado real dos equipamentos.

Com a manutenção preditiva, o gestor tem maior controle sobre o estado dos maquinários, conseguindo prevenir falhas antes mesmo que apareçam. Isso torna a manutenção preventiva, corretiva e preditiva mais poderosa. 

Vantagens da manutenção preditiva:

  • Maior prevenção de falhas com base em condições reais dos equipamentos;
  • Redução dos custos com manutenção;
  • Utilização de tecnologias modernas para monitoramento constante.

Quando optar por cada tipo de manutenção?

A escolha entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva vai depender de vários fatores, como o tipo de maquinário, a criticidade do equipamento e a possibilidade de investimento em tecnologia.

Por exemplo, a manutenção preventiva é ótima quando quer evitar problemas antes que eles apareçam, sendo uma solução mais barata. Já a manutenção corretiva é necessária quando um maquinário para de funcionar, enquanto a manutenção preditiva é uma opção para quem busca um controle mais preciso sobre as condições dos equipamentos.

Então, conseguiu entender sobre a manutenção preventiva, corretiva e preditiva? Na prática, a combinação desses três tipos de manutenções é ideal para indústrias e oficinas agrícolas. 

Considere tê-las como parte do seu sistema de gestão de manutenção, pois essa é a melhor maneira de manter seus maquinários funcionando a longo prazo.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir mais dicas no blog da Recopeças. Até a próxima!